Na transitória passagem que cada ser encarnado percorre em suas existências, grandes são os desafios e todos eles se destinam ao aprendizado necessário para a tão sonhada evolução.
Podemos facilmente reconhecer em nós as mais consistentes tendências a que ainda não conseguimos vencer, por isso a importância do autoconhecimento e condicionamento eficaz na reforma íntima a que devemos nos empenhar diariamente, buscando vencer, não ao outro, mas a nós mesmos, pois que cada vez que identificarmos uma falha de conduta devemos nos empenhar pela eficaz mudança.
Há pessoas que se acomodam e muitas delas dizem que nasceram assim e serão sempre assim, esta postura não condiz com a do verdadeiro espírita, já que sua principal característica é pelo esforço que faz para melhorar-se e demonstrar uma convivência pacífica e amorosa com todos, indistintamente.
Buscar a prática do bem nos faz crescer e compreender que somos parte de uma engrenagem onde cada um deve se automotivar e, unidos, dinamizamos essa corrente que nos conduzirá à vitória.
Aproveitemos cada minuto para demonstrar nosso comprometimento com uma vida ética, solidária e satisfatória em todos os sentidos, doando o que ha de melhor em nós pela harmonia familiar, buscando o equilíbrio social, respeitando as escolhas dos nossos irmãos, por mais descabidas que elas nos pareçam, afinal cada um está num nível diferente de evolução e compreensão da vida.
Quando assim agirmos sentiremos a vida mais leve, a condição mais favorável e só nos restará agradecer a Deus Pai por todas as oportunidades de crescimento, pois se não aprendermos no amor ainda nos restarão outros caminhos, sendo que todos nos levarão ao nosso objetivo.