Allan Kardec, codificador da Doutrina dos Espíritos, em O Livro dos Espíritos, faz muitos questionamentos pertinentes e em várias respostas, o Espírito da Verdade deixa um véu, mostrando claramente que naquele momento não estávamos preparados para digerir uma resposta mais clara. Hoje, após tantas aquisições, tanto a nível material como espiritual, muito se poderia acrescentar.
Sabemos que não somos o único sistema planetário e que, sem sombras de dúvidas, nos mais variados multiversos, há vida habitando cada orbe e que o corpo espiritual é adequado à evolução espiritual dos seres que para lá foram conduzidos.
A Terra irá transitar, de planeta de provas e expiações, a planeta de regeneração, por isso já podemos sentir a mudança vibracional e sabemos que aqui só ficarão os irmãos que estiverem na mesma frequência habitacional. Os demais serão conduzidos, de acordo com a misericórdia divina, a planetas primitivos, ou retornarão a seus berços de origem.
Jesus falou diversas vezes por parábolas, porque sendo um espírito evoluído entre crianças, mal saídas das fases iniciais, primitivas, não seria compreendido. Quando disse que haveria a separação do joio e do trigo, mostrou claramente que este momento se daria e está se dando. Só ficará aquele que estiver realmente comprometido a regeneração planetária.
A ciência avança a passos largos, e muito pela presença de irmãos de altas esferas, que trazem as curas das doenças, novas formas de utilização energéticas etc. Precisamos estar abertos a novos conceitos e preparados para mudanças, tanto de ordem moral quanto estrutural.
Os que se detêm à letra que mata, saibam que o espírito vivifica e devemos ampliar nossos horizontes, percebendo que nada pode ficar parado, tudo flui construtivamente para o progresso geral e contínuo. Deus está no controle, amando-nos incondicionalmente.