Grande é a evolução tecnológica em apenas um século, beneficiando a todas as comunidades de forma geral: computadores, equipamentos de comunicações, gravações, meios de transportes etc.
No entanto, moralmente pouco se fez na busca por melhorias na qualidade social, crianças estão sem acompanhamento moral/religioso, escolas sem suportes indispensáveis para uma educação qualitativa, jovens desmotivados a produzir um trabalho bem remunerado, deixam-se levar por lideranças trevosas que operam tragédias particulares e repercutem de forma negativa junto a toda a sociedade.
É preciso rever os valores, distorcidos pelo consumismo exagerado, deixando o ter elevado em relação ao ser, humilhado por resistir às tendências de moda, objetos de consumo transitório que os tornam escravos da ambição que, se exagerada, faz com que o ser perca a sua dignidade e caia nos poços profundos da obsessão e loucura.
Uma vida equilibrada exige regras de conduta, fixadas desde a infância, através de uma educação qualitativa, com limites de respeito, hierarquia e motivação. Saber dizer não é fator essencial a um bom educador, a permissividade destrói oportunidades valiosas de conquistas emocionais. O envolvimento religioso concede base de sustentação para os maiores obstáculos existenciais.
Com a nulidade do compromisso da mídia em estabelecer horários de programações, crianças são submetidas a ataques psicológicos comprometedores, tanto na parte hormonal quanto emocional e psíquica.
Importante que os pais adotem seleção de conteúdo e horários para convívio social, este sim de total relevância para uma educação que lhe concederá os conteúdos dinâmicos no interagir, doar de si, ceder etc.
Um adulto bem educado, consequentemente bem sucedido, foi submetido a adiar as recompensas, priorizar atividades como organizar seu ambiente, colaborar com a limpeza, estratégias simples de disciplina eficazes. Os estudos devem ser direcionados como obrigações que se bem realizadas oferecem prazer. Desde o ventre materno este ser está preparado para receber boa educação.