domingo, 4 de maio de 2025

Graus evolutivos

Nas muitas moradas da casa do Pai existem espíritos de diversos graus evolutivos: os primitivos, que transitam da animalidade ao hominal; os que já reconhecem o ponto de partida, mas estão muito distantes do ponto de chegada; os regenerados que estão mais afinizados com o bem, conquistaram assim maior evolução; e os espíritos evoluídos, onde o amor incondicional é a regra de conduta.

Devemos reconhecer que existe um longo caminho para chegarmos ao nosso objetivo maior, portanto devemos nos empenhar em cumprir os nossos compromissos, muitos deles provenientes de ajustes de erros praticados por várias experiências reencarnatórias, enfrentando com serenidade o aprendizado e, resignadamente, doar o nosso melhor para que a meta seja alcançada.

Ao recebermos os conhecimentos que a Doutrina dos Espíritos nos favoreceu, ampliamos nossa capacidade de entendimento de que nada acontece ao acaso e que pela misericórdia divina, um dia teremos a dimensão de que a nossa evolução consistia principalmente pelo erro/acerto e que o ingrediente principal sempre foi o amor.

Quando um espírito alcança o grau universitário, seu desejo maior é o de ensinar os seus irmãos, com humildade reconhece que já esteve naquela escala de difícil compreensão, muitas vezes precisou agradecer pelas advertências recebidas, enfim este processo é individual.

Ao nos libertarmos das algemas dos vícios, do apego aos bens materiais, vamos nos tornando mais sensíveis à dor, principalmente dos que estão ao nosso redor, passamos a vislumbrar a luz e reconhecer a nossa essência divina, só então nos tornamos fortes, deixando de lado velhos padrões comportamentais.

O ser integral se manifesta quando se despojou completamente do orgulho, do egoísmo, das vaidades e reconhece a todos como irmãos. Ama incondicionalmente porque detêm em si a grandeza do saber servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário