domingo, 27 de abril de 2025

Condicionamento diferenciado

Enquanto alunos na escola da vida, é preciso demonstrar boa vontade para o aprendizado que o Pai, nosso maior professor, nos direciona durante a trajetória de cada encarnação.

Nossos pais, quase sempre velhos companheiros de caminhada, nos facultam a oportunidade e por isso devemos manifestar nossa gratidão e respeito. Especialmente às mães, doam o próprio corpo para manifestarem a cocriação, ofertando a proteção e o amor em todas as ocasiões necessárias.

Somos seres que desejam alcançar a evolução, mas para isso há um longo trajeto a percorrer. Não é ao outro que devemos nos empenhar em vencer, mas a nós mesmos. Detectar nossas dificuldades exige o autoconhecimento e uma ligação com o nosso Pai.

Esta ligação se faz de forma individual, quando detectamos em nós a essência divina. Com o elo criado, passamos a nos olhar com mais amorosidade, refletindo luz ao nosso redor, nos capacitando a amar a nossos irmãos em Deus e deixando de julgar, tampouco condenar a quem quer que seja.

Assim, nos tornamos serenos, mansos e pacíficos, condições especiais que só alcançam os que herdarão a terra. Deixando de lado o orgulho, manifestando a humildade em cada ação, palavra, determinados a um condicionamento diferenciado.

Plasmemos este ser integral, pronto a crescer, liberto dos entraves que obstaculizaram o seu crescimento. Ele não detêm apegos, pois está ciente de que tudo, absolutamente tudo nos é emprestado, inclusive o nosso corpo carnal.

Deixando de conceber um Deus que julga, castiga e nos aprisiona, vislumbremos Ele dentro de nós, dando-nos as melhores e reais oportunidades de evolução pelo amor incondicional que doa a todas as Suas criaturas.

domingo, 20 de abril de 2025

Chave de libertação

Ao compreender o poder que todos nós, filhos de Deus, somos dotados quando temos fé, nossas potencialidades são ampliadas e podemos realizar o que muitos chamam de milagres.

À época de Jesus, os discípulos puderam empreender neste sentindo, revelando que compreenderam a dinâmica das potencialidades intrínsecas em cada um de nós.

Devemos buscar ter bons pensamentos, revelando serenidade em todas as oportunidades da nossa trajetória enquanto aprendizes que têm consciência da vida eterna.

Estejamos prontos, quando chamados a colaborar no bem, isto beneficia muito mais a nós mesmos do que aos outros. Quando a solidariedade se fizer presente, não veremos tanta miséria, revelando egoísmo de uns para com os outros.

Assim, podemos imaginar a Terra iluminada, onde a paz reinará, os povos unidos em cooperativismo, trocarão o que hoje alguns imaginam ser de exclusiva posse. Nenhum rótulo religioso será necessário, já que o propósito maior será o amor. Força que faz eclodir o progresso espiritual.

Tudo o que vemos hoje como dor, caminho necessário para os que ainda estão apegados ao que podem ver ou sentir, será extinto como as doenças físicas que na maioria dos casos expurga débitos do passado ou sentimentos negativos cultivados no presente.

Este processo de mudança comportamental será a chave de libertação do homem velho no novo. Podemos participar de forma ativa, fazendo o que muitos acham que é pouco, mas que resultará na porta aberta para a nova era, um planeta regenerado.

domingo, 13 de abril de 2025

Em pleno século XXI

Ao estudarmos a história mundial do nosso planeta, nos deparamos com diversas contendas, por inúmeros motivos, causando traumas aos espíritos que sucumbiram nas guerras.

Ainda hoje, em pleno século XXI, observamos governantes sedentos pelo poder, causando muitos desencarnes coletivos. O apego aos bens materiais, a ganância e o orgulho os tornam verdadeiros fantoches das trevas.

Muitos questionam a razão de tantos desatinos e os espíritos das altas falanges nos advertem de que tudo está no controle do Pai. Os que sentem as dores, quitam dívidas do passado e seguem resignados.

Precisamos fazer a nossa parte, praticando a lei de amor, que está gravada em nossa consciência. Somente a prática da caridade nos concede a salvação, portanto oremos pelos que sofrem, nos mais variados dramas da vida, pelos que estão encarnados com tarefas definidas, com os corpos disformes e mentes débeis, em razão de ações praticadas por eles mesmos.

A justiça divina jamais falha, por sua misericórdia, muitos estão a saldar suas faltas e agradecidos retornam para a Pátria Espiritual sentindo-se aliviados e fazendo planos de ascensão rumo à evolução.

Aos espíritas, que reconhecem a vida como apenas um estágio de aprendizado, serão pedidos melhores resultados, afinal estão capacitados a se desenvolverem e trabalharem tanto pelo próprio adiantamento como o de seus irmãos imaturos, inconsequentes e fracos.

Perdoemos aos que detêm a fé apenas da boca pra fora, com hipocrisia, nada fazem pelos outros, pois ainda não praticam o autoamor. Quando toda a humanidade se amar, haverá a tão sonhada evolução planetária, nada mais de guerras, ódios ou revoltas. Vibremos luzes sendo derramadas e absorvidas por todos, indistintamente.

domingo, 6 de abril de 2025

Sem lamentações ou preocupações

Devemos agradecer todos os dias por este presente recebido pelo Pai: a nossa vida. Fomos criados com muito amor e nas mais variadas escolas de aprendizado que estagiamos, fomos adquirindo maturidade suficiente para compreender que a evolução é lenta, gradual, mas possível.

Ao nos colocarmos à disposição do trabalho alicerçado pela fé, conquistamos o autoamor, que faz-nos desabrochar a empatia, vontade de envolver nossos irmãos e minimizar-lhes as dores, através da caridade.

Assim, doando o que há de melhor em nós, nos aproximamos dos bons amigos espirituais que nos protegem e motivam a acelerar nosso processo individual de crescimento, através da reforma íntima.

Quanto mais resilientes, maior deve ser o grau de humildade e aceitação. Nada acontece sem a permissão de nosso Pai, portanto as provações chegam para que assimilemos o conteúdo e passemos a frente, sem lamentações ou preocupações.

O espírito mais evoluído que esteve encarnado entre nós foi Jesus. Ele exemplificou uma rotina de serenidade e perdão. Façamos de seu evangelho o nosso guia, a ser praticado de forma consciente, deixando de lado os rótulos religiosos, mas praticando a síntese do seu amor.

Muitas vezes percebemos que existem irmãos que se mantém impermeáveis aos ideais de crescimento espiritual, pois só valorizam o que podem tocar, porém é necessária a prática do desapego aos bens materiais, já que estes são ilusórios e transitórios. Até o nosso corpo é emprestado e um dia teremos que devolvê-lo, por isso deve ser muito bem cuidado.

Deixando nos envolver pela oração que Jesus nos ensinou, pacifiquemos nossos pensamentos e ações.