domingo, 27 de maio de 2018

UNIÃO DE PROPÓSITOS

Quando o nosso irmão mais velho, consequentemente mais evoluído, nos fez a advertência de que os mansos herdarão a Terra, ele pediu que nossas atitudes refletissem serenidade e respeito, buscando sempre a indulgência para com as falhas alheias.
No momento atual de crise social em que vivemos, ouvimos tantos a criticar, julgar e condenar, no entanto os erros cometidos refletirão em mudanças que trarão uma nova postura tanto a nível político como empresarial e a população ganhará com tais mudanças.
Importante se faz perceber que Deus está sempre no controle, nada acontece ao acaso e tudo obedece a regras de condução evolutiva. 
Assim como a criança, quando inicia suas primeiras letras faz seus garranchos e é motivada pelo professor, assim nós também não devemos nos colocar como juízes da vida dos nossos irmãos. Cada qual faz suas escolhas, muitas delas conduzidas por reminiscências do passado e nada, absolutamente nada deixa de ser registrado no livro individual de cada ser criado por Deus. 
É preciso vibrar amor, solidariedade, paz pelo nosso país e por todo o planeta, filtrando assim os noticiários conflitantes e jamais entrarmos na sintonia do julgamento condenatório.
Firmemos um pacto de união de propósitos, onde as nossas palavras sejam sempre muito bem pensadas antes de verbalizadas e onde a nossa postura seja de um ser tolerante, humilde e capaz de reconhecer no outro o seu irmão, com fraquezas e defeitos semelhantes aos nossos.
A evolução se faz de forma gradativa, cada ser encarnado fez seu planejamento e tem as leis gravadas em sua consciência, portanto não há como driblar esse julgamento, pois ele é íntimo e individual.
Tenhamos esperança de que o terreno está sendo preparado para novas e produtivas sementes que germinarão e produzirão frutos deliciosos.

domingo, 20 de maio de 2018

SINAIS

Enquanto filhos de Deus, temos uma série de compromissos que requerem um condicionamento diário, tais como: a mansuetude, a humildade, a gratidão, a honestidade, o bom senso, entre tantas.
Precisamos adotar firmeza em nossos propósitos, agindo de forma serena, mas firme ao adotarmos uma postura que para muitos se acha fora dos padrões.
Nosso livre-arbítrio se torna cada vez mais limitado na medida que passamos a fazer nossa reforma íntima, entendendo que para vencermos tendências é preciso buscarmos nosso autoconhecimento e compreendendo que só pela força do amor, primeiramente a nós mesmos, conseguiremos amar ao nosso próximo, respeitando suas escolhas, por mais descabidas elas sejam.
Pelas várias reencarnações vividas, já adquirimos muito aprendizado, no entanto o professor sabe exatamente a lição que ainda necessitamos recapitular para mais fortalecidos passarmos para um outro nível, assim como um aluno da primeira série pouco sabe e o professor o motiva, assim nós precisamos exercitar a humildade em compreender que muitos estão ao nosso lado, como verdadeiros anjos vivos a nos conduzir ao melhor trajeto. 
É preciso estar atento aos sinais, eles nos são dados tanto no aspecto material, como espiritual.
Uma boa leitura, uma música, uma peça teatral, um filme são formas de arte que despertam nossa essência divina e assim vamos mudando nossas vibrações e atraindo uma energia libertadora, onde não haverá espaço para mágoas, depressões, ansiedades ou medos.
Escolhendo a porta estreita, nos situaremos como um ser mais forte, maduro e capaz de dizer não a tudo que pode nos conduzir ao arrependimento e consequente dor, afinal chega de sofrer, chega de chorar.
Sigamos na paz do nosso mestre amado Jesus, participando ativamente do trabalho de divulgação da mensagem do Bem, hoje e sempre.

domingo, 13 de maio de 2018

DIA DAS MÃES

Enquanto crianças, construímos uma relação íntima com nossos pais, especialmente as mães nos servem de exemplo e em seus braços nos sentimos seguros e felizes.
Com o passar do tempo nos deixamos influenciar pelos amigos e queremos nos arriscar em novos projetos, deixando de lado toda aquela proteção e amparo oferecidos. Isso não é de todo ruim, afinal precisamos crescer e o caminho exige desprendimento e coragem.
No entanto, jamais podemos deixar de lado o sentimento de gratidão à nossa mãe, que nos aqueceu em seu ventre e nos concedeu a oportunidade do reencarne, portanto ame a sua mãe, ela tem defeitos como todos nós temos, ela está reencarnada com o objetivo comum a todos nós, evoluir.
Há quem, por algum motivo qualquer, deixa de falar com sua mãe, não a perdoa por algum desentendimento. Isso é muito cruel, afinal este ser só está vivo, tendo suas experiências por ter recebido da mãe o acolhimento e o amor criador.
Hoje está sendo comemorado o Dia das Mães. Abrace, beije e agradeça à sua mãe. Aquele que não o fez por ter como companhia a mágoa, o ressentimento, o orgulho, livre-se disso o quanto antes, eleve o seu pensamento a Deus e peça perdão, pois os ingratos são, de fato, os seres mais infelizes da criação.
Em prece, oremos a Maria, mãe de todas as mães, para que amenize as dores daquelas que têm seus filhos transviados do caminho do bem, nos presídios. Aquelas que têm seus filhos algemados nos vícios e aquelas que perderam seus filhos amados e choram sua saudade e dor.
Recebam uma flor perfumada com as bênçãos de Jesus e ofereçam àquela criatura que lhe deu cuidados, carinho e lembrem-se que estamos numa viagem transitória, aproveitem bem a viagem e pratiquem a lei de amor, só ela nos trará o equilíbrio necessário para compreendermos que nada acontece ao acaso, pois Deus nos ama e nos ampara, sempre.
A você mãe, abrace seu filho e lembre-se que ele é filho de Deus, desperte nele a luz da fé e deixe que caminhe rumo à perfeição, a qual todos estamos destinados.

VERDADEIRO TESOURO

Em certa ocasião um rapaz me abordou para me furtar, imediatamente entreguei tudo o que havia de valor e antes de sair ele pediu que eu retirasse o meu anel e eu a ele entreguei. Quando ele estava de partida eu disse:
- Vá com Deus, rapaz. Que um dia você pare com isso. Eu te perdoo e te liberto.
Sinceramente, senti imensa piedade do rapaz, que tinha um bom porte, bonito e que poderia estar estudando, trabalhando para adquirir recursos e não se valendo de uma atitude tão desprezível, mas como eu não tenho, e ninguém tem o direito de julgar, apenas ofereci o meu perdão e é assim que devemos agir, afinal todos aqueles objetos eu adquiri com meu trabalho, e tive condições de adquiri-los novamente, pois tenho saúde, honra e decência.
Enchamos os nossos corações de amor e imaginemos um mundo onde não veremos mais este tipo de atitudes, cada qual tendo a ética e a moral como alavancas de progresso, unidos buscando nos fortalecer, deixando de lado o apego aos bens materiais e priorizando a consciência tranquila, serena. Cada um trilhando a rota segura das virtudes bem praticadas e alcançando o tesouro que Jesus nos prometeu: aquele que nem a traça nem a ferrugem corroem.
Como confio na justiça divina, sei que aquele irmão terá que restituir o que me foi tirado, já que na contabilidade divina tudo fica registrado.
Busquemos na pratica do amor e da caridade o plantio das sementes que nos foram ofertadas e lá na frente reconheceremos nosso terreno farto de frutos saborosos.
A semeadura é livre, a colheita é obrigatória.

domingo, 6 de maio de 2018

SUBLIMAÇÃO

Muito comum ouvirmos dizer que se tivermos merecimento alcançaremos: a cura para nossas doenças, o dinheiro para nossas realizações, a felicidade. 
Vale observar que Jesus, o espírito mais evoluído que esteve entre nós, passou por grandes dificuldades. Será que merecia passar por tantas dores?
Para nosso Pai, é essencial que experienciemos exatamente as lições que irão nos trazer o fortalecimento e consequente evolução. Há muitos espíritos que pedem vivencias de sublimação, nada devem segundo a justiça divina, apenas querem servir como modelo de resignação e fé.
Para nós, espíritas, fica mais fácil compreender que este momento pelo que estamos estagiando no corpo é menos que um minuto diante da vida eterna a qual estamos destinados, por isso devemos aproveitar nosso tempo buscando servir, trabalhar e crescer.
Chega de tentar buscar justificativas para tanto sofrimento, ele é o remédio, que se ingerido na dose certa trará o alívio necessário e como disse Jesus: Bem aventurados os aflitos.
Busquemos pacificar o nosso ser, elevar a vibração planetária, só assim deixaremos de lado tantas concepções que fogem totalmente ao que esta doutrina de luz, o espiritismo, nos oferece.
Viva com leveza, buscando o autoconhecimento e valorizando o momento presente, deixando de lado todo um passado de culpas. Os erros foram importantes naquele momento, hoje só devemos buscar acertar, corrigir e ultrapassar obstáculos, já que somos criaturas sensíveis e iluminadas e essa luz vem do amor que buscamos praticar, diariamente, a cada momento.

quarta-feira, 2 de maio de 2018

VAZIO EXISTENCIAL

A humanidade está sentindo o vazio existencial. Nunca vimos tantas pessoas depressivas, muitas delas têm sua conta bancária muito cheia em razão do excesso de trabalho, utilizado como fuga.
O consumismo exagerado é utilizado como necessidade compensatória e nesta busca insana podemos observar um ser carente, amedrontado e isolado.
Todos buscamos a felicidade e ela só pode ser alcançada de forma plena quando aprendermos a nos doar, sendo de alguma forma úteis ao nosso próximo.
O nosso governador espiritual nos orientou de forma precisa com relação ao maior mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Quando é que passaremos a nos amar, deixando de lado valores transitórios e nos conscientizando que a vida deve ser trilhada de forma leve, sem grandes preocupações? Afinal todos temos o mesmo objetivo existencial: aprender a amar.
Neste contexto de aflições, angustias e culpas, as vibrações planetárias vem sendo comprometidas e mesmo com todas as religiões mostrando que o nosso compromisso maior é essencialmente moral, ainda vemos alguns representantes se valendo da tribuna para extorquir os fiéis, fazendo chantagens em nome de Deus, construindo templos de luxo e deixando de lado a sua real missão.
Devemos nos unir pela fé, não importando o rótulo, mas sentindo que é chegado o momento de apaziguar as nossas vidas, vivendo com plenitude essa oportunidade bendita de aprendizado e consequente evolução.
Viver com sabedoria é usufruir de cada instante com serenidade, equilíbrio e bom senso.